sexta-feira, 1 de outubro de 2010

"A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS"


O livro "A Menina que Roubava Livros", de Markus Zuzak, foi publicado no ano de 2006, pela editora Intrínseca, e possui 480 páginas. O autor australiano aborda neste livro, a dura rotina de vida da personagem Liesel Meminger. Sendo narrada pela morte, a história se passa na Alemnha nazista no período da Segunda Guerra Mundial.

A história trata sobre uma garotinha que se encontrou três vezes com a narradora. Seu nome é Liesel Meminger, uma menina de poucos anos que desde cedo aprendeu a sofrer. Após ver tragicamente todas as pessoas que amava serem tiradas uma a uma de sua vida, Liesel descobre um refúgio, as palavras. Após a morte de seu irmão mais novo, a menina passa a ser criada por um casal de alemães em um bairro humilde chamado Molching. Talvez daí tenha surgido toda a sua dramaticidade.

Toda a história da roubadora de livros se passa nesse cenário entre amizades e um amor imenso que ela construiu por seus novos pais. Um homem com um coração que mal cabia no peito e uma mulher rude, ranzinza mas que, do seu jeito, mavam Liesel desde o primeiro instante. Liesel passava boa parte de seus dias jogando futebol na rua de sua casa, com os vizinhos. Um deles, em especial, Rudy Steiner, que se tornara seu melhor amigo e, um dia, seu mais intenso amor. A Menina que Roubava Livros é uma história surpreendente que nos mostra como os tempos eram difíceis na Alemnha nazista durante o período de "Heil Hitler".

Sim, as palavras nos acalmam...


"Estou sempre achando seres humanos no que eles tem de melhor e pior. Vejo
sua feiura e sua beleza, e me pergunto como uma mesma coisa pode ser duas. Mas eles tem uma coisa que eu invejo. Que mais não seja, os humanos
tem o bom senso de morrer." (p. 426)

Kauane E. M. Furtado

Turma 91