Escrito por Henrique Schneider "O Grito dos Mudos", ou "a história de muitos homens contada através da história de um só homem" é um romance brasileiro de 125 páginas, escrito em 1989 e editado pela Bertrand Brasil, no ano de 2006.
A obra conta vinte e quatro horas da vida de um pobretão, Nicolau, 47 anos, lavador de pratos num restaurante, situação a que chegou depois de muitos empregos que não deram certo. Um dia se surpreende ao ouvir na cozinha do restaurante a conversa do dono com um vendedor de máquinas de lavar louça, sobre a compra e a colocação da mesma. Ele se apavora e chega a conclusão de que é o fim de seu emprego.
Nicolau, sem saber o que fazer, se desespera, não tem coragem de voltar para casa e dizer à mulher que será trocado por uma máquina. Natália fica esperando o marido sem entender a demora, e a imaginar todas as ocasiões nas quais ele possa se encontrar.
Com raiva e revolta, Nicolau pensa em dizer umas verdades ao patrão, fazer um escândalo, até mesmo em pôr fogo no restaurante...
Schneider nos envolve em sua obra, nos deixa com vontade de ler cada vez mais e, assim, descobrir o que aconteceu com Nicolau. Não é apenas um romance e, sim, como diz o nome da obra, é a história de muitos homens contada através da história de um só homem. Recomendo a todos que gostam de uma literatura diferenciada.
Jenifer Martins Schaeffer
9° ano 91