quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O GRITO DOS MUDOS


Escrito por Henrique Schneider "O Grito dos Mudos", ou "a história de muitos homens contada através da história de um só homem" é um romance brasileiro de 125 páginas, escrito em 1989 e editado pela Bertrand Brasil, no ano de 2006.

A obra conta vinte e quatro horas da vida de um pobretão, Nicolau, 47 anos, lavador de pratos num restaurante, situação a que chegou depois de muitos empregos que não deram certo. Um dia se surpreende ao ouvir na cozinha do restaurante a conversa do dono com um vendedor de máquinas de lavar louça, sobre a compra e a colocação da mesma. Ele se apavora e chega a conclusão de que é o fim de seu emprego.

Nicolau, sem saber o que fazer, se desespera, não tem coragem de voltar para casa e dizer à mulher que será trocado por uma máquina. Natália fica esperando o marido sem entender a demora, e a imaginar todas as ocasiões nas quais ele possa se encontrar.

Com raiva e revolta, Nicolau pensa em dizer umas verdades ao patrão, fazer um escândalo, até mesmo em pôr fogo no restaurante...

Schneider nos envolve em sua obra, nos deixa com vontade de ler cada vez mais e, assim, descobrir o que aconteceu com Nicolau. Não é apenas um romance e, sim, como diz o nome da obra, é a história de muitos homens contada através da história de um só homem. Recomendo a todos que gostam de uma literatura diferenciada.
Jenifer Martins Schaeffer
9° ano 91

OS ZUMBIS DA PEDRA


O livro "Os Zumbis da Pedra" foi escrito por Manoel Soares e outro. Contém ao total 72 páginas e foi editado pela Besouro Box. Foi publicado em 2009 e essa é sua 1ª edição.

Nilinho percebeu que seu irmão andava muito estranho, e começou a investigar suas estranhas ações, como: vender objetos da casa, sair à noite e não voltar. Tudo isso levou Nilinho a crer que seu irmão era um...

Com o passar dos dias seu super-herói, começou a se tornar um "monstro". Nilinho estava convicto de que seu irmão era um "zumbi", e que, nos próximos dias Nando iria vir e atacá-lo. Com a ajuda de "El" seu amigo imaginário eles fazem uma incrível viagem ao mundo dos zumbis. Onde encontra Nando e o traz para casa. Seus pais ficam muito felizes, e Nando promete nunca mais se envolver com o mundo das drogas, que é citado no livro como "zumbis"...

O livro passa uma mensagem muito importante: que num lugar desconhecido, um pouco de curiosidade, às vezes, é bom (em alguns casos). Porém, no mundo das drogas a curiosidade nunca é boa. Isso só nos leva a um grande mundo de zumbis, desconhecido e longe dos olhos de nossos amigos e familiares.


Samanta Vogel Spengler

9° ano 91